domingo, 27 de dezembro de 2015

Feliz Ocupacionalidade

OCUPACIONALIDADE  = qualidade de ocupacional.

             O termo ocupacionalidade significa a qualidade do que é ocupacional. É um conceito que  implica na qualificação do que se define como ocupacional. Ocupacionalidade é o termo geral para dizer de todas as nuances do que é ocupacional, isto é, o desempenho, as habilidades, os papéis, as identidades e, por redução teórica, o corpo. Uma vez que o corpo ocupacional é o outro modo de dizer do ser-no-mundo; dapresença. 
As condições nas quais se desvelam o desempenho ocupacional, as habilidades ocupacionais, os papéis ocupacionais, enfim, o corpo ocupacional, é o que se quer dizer com ocupacionalidade. Indagar a ocupacionalidade de um corpo ocupacional significa perguntar, por exemplo: “o corpo, para o cumprimento de sua natureza ocupacional (no mundo como ele é), move-se de modo satisfatório em face de suas necessidades, desejos e obrigações?”  E as perguntas assessórias necessárias para desvendar a ocupacionalidade desse corpo, ou seja: Move-se onde? E para onde? Move-se quando? E por quanto tempo? Move-se como? Move-se para que? Ou para quem? Move-se com dor? Move-se com satisfação? Move-se com restrição? Move-se com Limitação? Move-se com que compromisso? Com que sentido? ou Move-se sem razão? etc. As indagações desvelam a estrutura profunda da ocupacionalidade e qualifica a natureza ocupacional desse corpo.
A ocupacionalidade equivale à extensão da escala que envolve as ocupações, as capacidades e os desempenhos na definição do bem-estar ou sofrimento ocupacional; denota como o corpo ocupacional realiza o que tem, necessita, deseja ou não pode realizar, como ocupa o tempo e o espaço que tem, necessita, deseja ou não pode ocupar e quais os motivos e consequências em razão de como, onde, quando e por que (significado/valores) assim o faz. 
De outro modo, trata-se das condições nas quais o indivíduo acaba envolto em razão da ocupação do espaço, do tempo, das coisas, das ideias e dos outros. Esse envolvimento, essas ocupações significam, de pronto, as características ativa e participativa do corpo ocupacional, e, sobretudo, portanto, significam a natureza ocupacional do corpo humano.
As nuances do que é ocupacional vão se configurar, em síntese, nas duas condições fundamentais que submetem o que é ocupacional no corpo humano; o sofrimento e o bem-estar ocupacional. 
O fato do ser humano estar frequentemente envolvido e des-envolvido em ocupações é o que define a ocupacionalidade de seu corpo ocupacional cuja extensão, como já foi observada, pode ir do sofrimento ao bem-estar.
A ocupacionalidade é adjetivo, é qualidade do que é ocupacional e, dessa forma, igualmente, qualifica o modo ocupacional da terapia. Se a ocupacionalidade diz da extensão que se estabelece entre o bem estar e o sofrimento ocupacional do corpo, ela também denota que a terapia, por ser ocupacional, é fonte indubitável de bem estar e sofrimento ocupacional. Daí a arte e ciência contida na terapia ocupacional; uma perpétua imposição à mente do terapeuta em definir, juntamente com aquele que está entregue aos seus cuidados, em que medida o bem estar e o sofrimento ocupacional que resultam das intervenções terapêuticas são terapêuticos. De outro modo, a pergunta pode ilustrar: “Por que parte do que é terapêutico ocupacional faz emergir um sofrimento ocupacional no corpo daquele que está sendo cuidado? Que desconforto necessário é esse?” A ocupacionalidade é um conceito necessário ao diagnóstico, ao prognóstico e à terapêutica ocupacional.
Por fim, a ocupacionalidade, é a qualificação da natureza ocupacional do corpo humano. É uma gradação de qualificação do referido corpo ocupacional cuja extensão oscila entre a possibilidade e a impossibilidade de ocupar e entre a liberdade pré-ocupacional deempenhar necessidades e desejos e as restrições materiais, sociais e culturais que se interpõem ao des-empenho  do empenho pré-ocupacional.
Neste final de ano e para o início do próximo desejo que a mais satisfatória ocupacionalidade seja alcançada pelas terapêuticas ocupacionais lançadas em favor da cura, do cuidado, do aprimoramento, da felicidade do corpo ocupacional de nossos clientes.
 

Mario Battisti

Um comentário:

  1. Olá, sou estudante de terapia ocupacional e me interesso sobre o assunto, gostaria de entrar em contato com o autor do texto. teria como me enviar um email de contato dele?
    meu email é: saviomoraes_400@hotmail.com

    ResponderExcluir